Muitos aposentados e pensionistas têm enfrentado descontos indevidos em seus benefícios, especialmente por empréstimos consignados não contratados, mensalidades de associações ou serviços que nunca foram solicitados. Essa prática é ilegal e pode ser contestada.

Se você identificou valores desconhecidos sendo descontados da sua aposentadoria, siga os passos abaixo:

1. Verifique a origem do desconto

Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo) e consulte o extrato de pagamento de benefício. Lá, é possível identificar quem está realizando o desconto e o tipo de cobrança.

2. Entre em contato com a instituição responsável

Se o desconto for feito por um banco ou financeira, entre em contato imediatamente e solicite o cancelamento do desconto, exigindo o número de protocolo. Guarde todos os comprovantes de atendimento.

3. Registre uma reclamação no INSS

Pelo telefone 135 ou pelo site meu.inss.gov.br, informe que está sofrendo descontos indevidos. O INSS deve analisar o caso e pode suspender os débitos.

4. Procure os órgãos de defesa do consumidor

Registre uma reclamação no Procon da sua cidade e, se o desconto for feito por banco, também no Banco Central.

5. Busque orientação jurídica

Um advogado pode entrar com uma ação judicial para solicitar a devolução em dobro dos valores descontados indevidamente e, se houver danos, indenização por danos morais.

Importante: nenhum banco ou instituição pode realizar empréstimos ou descontos sem autorização expressa do beneficiário. Desconfie de ofertas de crédito fácil e nunca forneça dados pessoais por telefone.

 

Carvalho Silva agradece sua visita em nosso site!

Em caso de dúvidas, nos contacte através do WhatsApp.

Precisa de ajuda?