E o mais importante é que, se você não tirar suas férias no prazo certinho, pode acabar tendo alguns problemas, então é bom ficar ligado nisso!

Primeiro, vamos entender o básico: o trabalhador tem direito a tirar férias de 30 dias após completar 12 meses de trabalho na mesma empresa. Essa é a regra geral, e ela deve ser concedida pelo empregador até 12 meses após o período aquisitivo, ou seja, o período de 12 meses de trabalho. Se o empregador não conceder as férias nesse prazo, ele pode acabar tendo que pagar uma multa, que é chamada de “indenização de férias em dobro”.

Agora, o que acontece se você não tirar suas férias no prazo? A lei diz que, se o empregador não conceder as férias dentro do período de 12 meses, ele deve pagar ao trabalhador uma indenização correspondente ao valor das férias em dobro. Ou seja, você tem direito a receber o valor de um período de férias, em dobro, como uma compensação por não ter conseguido tirar o descanso na hora certa.

Além disso, é importante lembrar que, mesmo que você não tenha tirado as férias no prazo, o empregador ainda é obrigado a concedê-las, e você pode solicitar ou exigir que elas sejam concedidas. Caso contrário, ele pode ser penalizado, e você ainda pode buscar seus direitos na Justiça do Trabalho.

Outro ponto importante é que, de acordo com a lei, as férias devem ser concedidas de uma só vez ou em até três períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 14 dias e os demais não podem ser inferiores a 5 dias cada. Então, se você não tirar suas férias no prazo, o empregador pode ser obrigado a pagar essa indenização e ainda assim conceder suas férias, mesmo que atrasadas.

 

Carvalho Silva agradece sua visita em nosso site!

Em caso de dúvidas, nos contacte através do WhatsApp.

Precisa de ajuda?